top of page

Sobre

 As maiores belezas do nosso desenvolvimento estão: no encontro com nossa prosperidade verdadeira e na expansão do nosso brilho interior. Ao nos fortalecer com esses valores, florescemos, podendo compartilhar nossa luz com quem convivemos.

Flor 2 (2).jpg
sol e horizonte (2).jpg

   

        O Desenvolvimento Humano desperta o interesse de muitas estudiosas, partindo do pressuposto de que as pessoas ao longo de sua vida adquirem características que as distinguem ou assemelham uma das outras. Tanto os aspectos sociais (caracterizados pela relação do indivíduo com o mundo que o cerca) quanto os individuais (caracterizados por mudanças fisiológicas), na sua inter-relação, são responsáveis pelo devir humano. De acordo com Ciornai (2004), é necessário que cada pessoa se torne consciente de sua conduta, de como age com as vicissitudes do dia a dia.  A partir desta tomada de consciência, é que podemos realizar escolhas que nos direcionem para caminhos mais qualificados e saudáveis ao nosso cotidiano. “Nós existimos a partir da relação [...] é na interação ininterrupta com o mundo, desde o momento do nascimento até o fim de sua vida que o ser humano diferencia-se, transforma-se e desenvolve-se como uma pessoa com características próprias.” (AGUIAR, 2005, p.43). Assim, o Desenvolvimento Humano acontece pelas vias de um processo contínuo de aprendizagem e experiência.

            Aprendemos a ser através das nossas relações, da nossa convivência cotidiana com as outras pessoas. Quando há espaços em que podemos exercitar a comunicação e troca de experiências, nosso processo de desenvolvimento fica mais rico e fortalecido. Assim, a partir desta compreensão, também alicerçada pelos pilares da educação (aprendendo a ser, a conhecer, a conviver e a fazer) a instrutoria Gbílè nasce com o propósito de atuar de forma preventiva, com promoção de saúde mental e bem-estar socioemocional, favorecendo o desenvolvimento e melhores relações humanas. 

 

Referências

AGUIAR, Luciana. Gestalt- terapia com Crianças: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Livro Pleno, 2005.

CIORNAI, Selma (org.). Percursos em Arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. São Paulo: Summus, 2004.

PAPALIA, Diane & OLDS, Sally. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Gbílè, instrutoria que contribui com a arte de viver, tem como objetivos:

 

  • Promover espaços para expressão de potenciais humanos criativos.

  • Evidenciar recursos que favoreçam o bem-estar e o desenvolvimento humano saudável.

  • Contribuir para o estabelecimento de relações intra e interpessoais harmônicas.

  • Instigar a reflexão sobre a importância do autoconhecimento para uma vida profissional próspera.

  • Estimular o reconhecimento e a identificação de qualidades e habilidades para serem utilizadas no cotidiano educacional/laboral/familiar.

  • Facilitar a criação de  ambientes mais humanizados e integrados, contribuindo para processos saudáveis de ensino-aprendizagem.

Flor 2 (2).jpg
Flor 2 (2).jpg
  • Canal Taíse Santos
  • Instagram: tanjtos
  • Facebook: Taíse Anjos

© 2021 por Taíse Santos. Todos os direitos autorais reservados.

bottom of page